sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Sequência Didática

PROPOSTA DE ATIVIDADE  - GRUPO DE ESTUDO LINGUA PORTUGUESA
Grupo: Eliane Pinheiro, Lucineia Maciel, Ademiltom Martins


Gênero: Música

Música: “O SABIÁ LÁ NA GAIOLA” baião dos anos 50 por Hervé Cordovil e Mário Vieira

Sabiá lá na gaiola fez um buraquinho, Voou, voou, voou, voou E a menina que gostava tanto do bichinho, Chorou, chorou, chorou, chorou Sabiá lá na gaiola fez um buraquinho, Voou, voou, voou, voou E a menina que gostava tanto do bichinho Chorou, chorou, chorou, chorou Sabiá lá na gaiola fez um buraquinho, Sabiá lá na gaiola fez um buraquinho, Sabiá lá na gaiola fez um buraquinho Sabiá que saudade... Volte logo pra ca. Sabiá que saudade... Quero ouvir teu cantar. Sabiá lá na gaiola fez um buraquinho, Voou, voou, voou, voou E a menina que gostava tanto do bichinho Chorou, chorou, chorou, chorou Sabiá lá na gaiola fez um buraquinho, Voou, voou, voou, voou E a menina que gostava tanto do bichinho Chorou, chorou, chorou, chorou Sabiá fugiu do terreiro, Foi cantar no abacateiro E a menina pôs-se a cantar Vem cá, sabiá, vem cá A menina diz soluçando, Sabiá estou te esperando, Sabiá responde de lá, Não chore que eu vou voltar... Sabiá lá na gaiola fez um buraquinho, Sabiá lá na gaiola fez um buraquinho, Sabiá lá na gaiola fez um buraquinho... Sabiá que saudade... Volte logo pra cá. Sabiá que saudade... Quero ouvir teu cantar.
Baião dos anos 50 por Hervé Cordovil e Mário Vieira

CONTEÚDOS

AUDIÇÃO DA MÚSICA

-VERSOS E LINHAS

-RIMAS ,PERSONAGEM E INTERPRETAÇÃO DA LETRA

PONTUAÇÃO E ACENTUAÇÃO

DEBATE

TEMPOS E MODOS VERBAIS

SINÕNIMOS – USO DO DICIONÁRIO E ORDEM ALFABÉTICA

PRODUÇÃO TEXTUAL

TONICIDADE DA SÍLABA

ILUSTRAÇÕES

DIÁLOGO

DRAMATIZAÇÃO

OBJETIVOS :
Ajudar as crianças a repensar sobre determinados comportamentos , interagindo criticamente em defesa a liberdades dos animais;

Expressar livremente os sentidos inspirados pela música;

Desenvolver a criatividade , potencializando o uso das suas facilidades mentais;

Identificar os personagens;

Desenvolver a linguagem oral e escrita através do lúdico, levando –o a questionar a realidade em que vive;

Identificar e diferenciar o significados da escrita: sabiá , sábia e sabia;

Utilizar corretamente os sinais de pontuações , acentuações e a entonação da voz

METODOLOGIA 

A classe deve ser organizada em círculo;

Escrever o título da música no quadro ou levar escrito em cartaz;

Instigar o título levantando hipóteses: Quem é o é sabiá? Alguém conhece sabiá ? Pertence a que espécie?

Providenciar cópia da letra da música para cada aluno;

Identificar o compositor e cantor da música;

Ouvir e cantar juntamente com CD;

Ilustração da letra da música;

Direcionar perguntas :será que o pássaro vivia contente,preso na gaiola ao lado de quem ele gostava? Em quanto a menina chorava o pássaro estava triste ou contente? Qual era a frase de consolo do pássaro para com amenina?

Copiar no caderno apenas o diálogo, ao lado da ilustração de cada personagem como se fosse uma história em quadrinho;

Retirar do texto as palavras que reconhece como verbos;

Trabalhar a dramatização na sala ou no pátio de preferência ao lado de um pé de abacate, em dupla;

Se achar necessário trabalhar o gênero receita culinária: “vitamina do abacate”


Nenhum comentário:

Postar um comentário