GRUPO:
ANNE GRACIELA F. CAMPOS
ROCIR PEREIRA C.CASTILHO
REGIANE MÁXIMO RODRIGUES
Objetivo: reconhecer o gênero contos de aventura
Habilidades:
Reconhecer as marcas do gênero;
Identificar foco narrativo, espaço, tempo, personagens, conflito e desfecho;
Demonstrar atitude critica diante do próprio texto para revisá-lo e reescrevê-lo.
Metodologia:
1-compartilhar a proposta de trabalho.
A sala será organizada em círculo a fim de expor a proposta de trabalho que consiste no estudo do gênero contos de aventura. Juntamente com os alunos será elaborado um cartaz com as propostas das atividades a serem desenvolvidas.
2- mapear o conhecimento prévio dos alunos.
Será comunicado aos alunos, a situação de comunicação e a finalidade do texto que se destinará às pessoas da comunidade, que por intermédio do “blog da escola’’ conhecerão as produções produzidas pelos alunos. Os alunos deverão produzir um texto de acordo com seus conhecimentos prévios.
3-Ampliar o repertorio dos alunos
- Os músicos de Bremen
-João e Maria
-As aventuras dos irmãos Folgazaõ
- Contos de Malasartes
-Irmãos Gremm
Os alunos pesquisarão na biblioteca escolar livros do gênero estudado, na qual farão a mesmo;
O professor apresentará aos alunos diversos contos para que possam comparar com as características do texto estudado com a da leitura anterior;
Apresentação do filme ‘’Alice no país das maravilhas “;
Será trabalhado as características do filme.
4- Analisar as marcas do gênero
.Expressões
Às margens de uma extensa mata existia, há muito tempo, uma cabana pobre, feita de troncos de árvore, na qual morava um lenhador com sua segunda esposa e seus dois filhinhos, nascidos do primeiro casamento. O garoto chamava-se João e a menina,Maria .
A vida sempre fora difícil na casa do lenhador, mas naquela época as coisas haviam piorado ainda mais: não havia comida para todos.
O uso do travessão
— Minha mulher, o que será de nós? Acabaremos todos por morrer de necessidade.E as crianças serão as primeiras...
— Há uma solução… — disse a madrasta, que era muito malvada. — Amanhã daremos a João e Maria um pedaço de pão, depois os levaremos à mata e lá os abadonaremos.
O lenhador não queria nem ouvir falar de um plano tão cruel, mas a mulher, esperta e insistente, sonseguiu convecê-lo.
No aposento ao lado, as duas crianças tinham escutado tudo, e Maria desabou a chorar.
—não chore — tranqüilizou-a o irmão — Tenho uma idéia.
Ações/sequência
Esperou que os pais estivessem dormindo, saiu da cabana, catou um punhado de pedrinhas brancas que brilhavam ao clarão da lua e as escondeu no bolso. Depois voltou para a cama. No dia seguinte, ao amanhecer, a madrasta acordou as crianças. As crianças foram com o pai e a madrasta cortar lenha na floresta e lá foram abandonadas.
Verbo/foco narrativo
Estavam muito felizes e tiveram a idéia de pegarem o tesouro que a bruxa guardava e ainda algumas guloseimas. Encheram seus bolsos com tudo que conseguiram e partiram rumo a floresta. Depois de muito andarem atravessaram um grande lago com a ajuda de um cisne. Andaram mais um pouco e começaram a reconhecer o caminho. Viram de longe a pequena cabana do pai. Ao chegarem na cabana encontraram o pai triste e arrependido. A madrasta havia morrido de fome e o pai estava desesperado com o que fez com os filhos. Quando os viu, o pai ficou muito feliz e foi correndo abraça-los. Joãozinho e Maria mostraram-lhe toda a fortuna que traziam nos seus bolsos, agora não haveria mais preocupação com dinheiro e comida e assim foram felizes para sempre.
5-Buscar informações sobre o tema
Deverão pesquisar coletar informações ou historias vivenciadas por seus familiares, ou amigos para compartilhar com todas na sala de aula.
6- Produzir um texto coletivo
Será escolhida uma das histórias pesquisadas pelos alunos para a produção do texto
Coletivo.
7-Escrever um texto individual
Retomada das marcas do gênero. Serão analisadas com os alunos as características
Do conto “PELOS DENTES DA BALEIA”através da projeção em data show.
8-Fazer a revisão e o aprimoramento do texto
Revisão do texto produzido individualmente.
9-publicar os textos produzidos pelos alunos
Publicação dos textos no blog da escola. Será divulgado o endereço eletrônico para a comunidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário