segunda-feira, 2 de agosto de 2010

OLP 2010 - Oportunidade de Formação Continuada para Professores

Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, muito mais do que um concurso de textos tem como objetivo formar professores para estimular a leitura e o desenvolvimento de competências para a escrita dos alunos de escolas públicas brasileiras.

Nos anos pares ocorre o concurso de textos e nos anos ímpares ocorre a formação presencial para formadores de professores e formação a distancia pela comunidade virtual Escrevendo o Futuro. Todo esse conjunto de ações visa construir uma rede de ancoragem para a Olimpíada, disseminando a concepção adotada pelo projeto.

Participando dessa rede de ancoragem como multiplicadora, realizamos no polo de Juina formação com os coordenadores e professores das escolas estaduais a formação presencial em duas etapas: uma etapa ainda em 2009 e a segunda etapa agora em 2010. Tivemos como objetivo sensibilizar, motivar e capacitar os coordenadores e professores tanto da rede estadual como municipal, para que sejam multiplicadores da Olimpíada em suas unidades escolares, bem como criar uma rede de comunicação e apoio aos participantes desse projeto antes e durante sua execução.

As atividades de leitura, debates e questionamentos acerca dos gêneros artigo de opinião, memórias e poesia aconteceram de forma dinâmica e participativa. Segundo os professores participantes, esse momento de formação se configurou em um grande avanço para o projeto no Estado de Mato Grosso, uma vez que possibilitou uma maior compreensão da Olimpíada como um projeto voltado para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem da leitura e escrita, bem como entender a dinâmica de trabalho apresentada nos fascículos de cada gênero.

Para os professores, a participação na Olimpíada de Língua Portuguesa tornou-se mais efetiva, pois as unidades escolares estarão orientadas em como agir, e os professores com conhecimento das concepções metodológicas de ensino adotadas pelo programa e os materiais pedagógicos da Olimpíada. O que se pode perceber durante esse espaço de reflexões é que todos os participantes puderam compreender a importância da proposta da Olimpíada tanto para o aluno, quanto para si, assim como se demonstraram motivados a multiplicar as ações e reflexões em suas unidades escolares e, sem dúvidas, incentivar a leitura e produção escrita como meio de participação ativa na sociedade.



Esperamos que os resultados sejam os mais promissores possíveis!

Um grande abraço a todos e todas participantes da OLP 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário